terça-feira, 17 de maio de 2016

Avaliação sobre a gestão administrativa de itens

BIBLIVRE

O software permite que seja criado um cadastro de fornecedores e que os dados referentes a estes sejam armazenados em um banco de dados interno, próprio do sistema, que permite a recuperação dessas informações em uma busca feita através do CNPJ, razão social ou nome fantasia.

A função exercida por “pedidos” deve manter um controle sobre todas as obras que foram adquiridas, enquanto a função “requisição” tem como utilidade a possibilidade de solicitar uma obra. Novos itens devem ser devidamente cadastrados.

Para efetuar a recuperação de obras já cadastradas uma busca deve ser executada, baseada por título ou autor da obra, número ou data da requisição, por requerente ou ainda requisições pendentes e/ou atendidas.

Há também a “cotação” que utiliza dos mesmos princípios e controlam o processo de compra de novos itens para o catálogo ou acervo. Essa função exerce influência sobre os eventos de doação e permuta, sendo possível gerar relatórios a partir da mesma, obtendo resultados por data, tipo de doação e material.


KOHA

O software permite a realização de um cadastro de fornecedores, permitindo que suas informações particulares e sobre faturamentos realizados sejam armazenadas em um banco de dados.  O Koha também possibilita que esses fornecedores sejam classificados como ativos ou inativos e abre espaço para a existência de requisições.

A sua política de aquisição baseia-se em regras que se aplicam a conceitos de catalogação, taxas, membros e câmbio.

Há a disponibilidade de uma área de transferências entre outras bibliotecas e catálogos, sendo possível enviar e receber itens, assim como materiais de origem donativas.


As emissões de relatórios são separadas por tópicos e subtópicos que se resumem a “manual de relatório”, “estatísticas”, “listas mais acessadas”, “ativos, “inativos” e outros.

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