terça-feira, 17 de maio de 2016

Questões administrativas - Koha e Biblivre

Hoje nós iremos falar um pouco sobre as partes administrativas de ambos os softwares em relação aos usuários e um pouco sobre sua visão geral!

Questões administrativas do Biblivre:




  • Adicionar e/ou editar o nome da biblioteca em questão.
  • Alterar e adicionar outras questões que possam ser pertinentes ao usuário em questão de interface funcionamento da biblioteca (cor da interface, moeda corrente, valor de multas de devolução, textos apresentados ao fazer login, número de registros disponibilizados por páginas, etc).
  • Possui um sistema de LOGIN e PERMISSÕES que permite ao usuário ADMIN acessar e controlar todas as demais contas no sistema, fazendo alterações de senha e de permissões.
  • Nos tipos de usuários, o ADMIN pode adicionar, visualizar e excluir perfis.
  • Na parte de cartões, o ADMIN pode adicioná-los, visualizá-los e excluí-los caso haja necessidade.
  • O ADMIN pode, ainda, trocar a senha padrão imposta pelo próprio sistema do Biblivre, seja dele próprio ou de outro usuário.
  • Na área de manutenção, o ADMIN tem a capacidade de gerar backups dos catálogos, dos usuários, fazer a reindexação das bases de dados e fazer a exportação de todos os registros em formato MARC XML.
  • Há ainda a parte de relatórios, onde o ADMIN poderá gerar relatórios de aquisição da biblioteca (sejam eles por compra, doação ou permuta), relatórios de catalogação detalhados e relatórios de circulação (usuários, empréstimos feitos ao total, empréstimos com atraso na devolução, etc).


Questões administrativas do Koha:

  • Parâmetros básicos: se divide em três ítens, o de Bibliotecas e Grupos”, onde são definidos os nomes das bibliotecas e grupos, podendo-se adicionar novas e excluir outros; os “Tipos de Materiais”, onde são definidos os tipos de materiais usados nas regras de circulação; e os “Valores Autorizados”, onde se definem as categorias e os respectivos valores autorizados pelo sistema a serem incluídos.

  • Usuários e Circulação: aqui temos as categorias que podemos dar aos usuários, as regras de circulação dos ítens da biblioteca e as multas a serem aplicadas, os tipos de atributos dos registros de usuários, os limites de transferêcia entre bibliotecas (limitando a trasnferência de itens entre as biblitoecas cadastradas), as matrizes de custo de transporte entre as unidades, os alertas de circulação de itens (que servem para definir prazos de empréstimos e multas para cada biblioteca, cada categoria de usuário e cada tipo de material), e um último item chamado “Cidades” apenas para definir as cidades em que os usuários da biblioteca moram.

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