quarta-feira, 1 de junho de 2016

Relatórios

Hoje falaremos dos relatórios que podem ser gerados a partir do Biblivre e do Koha.

No Biblivre encontramos os relatórios a partir do módulo Administração, com opções diversas: aquisição, catalogação, circulação e personalizado.

Vamos às descrições:

  • Aquisição: relatório com os pedidos de aquisição, onde a relação dos dados sobre aqueles que foram realizados. A recuperação é feita por período.
  • Catalogação: pode dar origem a oito relatórios distintos:
  1. Sumário do Catálogo, com as obras que fazem parte do sistema, e que gera um arquivo pdf
  2. Estatística de Classificação de Dewey, que emite a porcentagem de obras classificadas a partir da CDD. Apresenta uma relação estatística entre os itens, não permitindo, por exemplo, a identificação do título daqueles que não foram classificados de acordo com a CDD.
  3. Relatório de Inclusão de Obras por Período, permitindo identificar que itens foram adicionados ao acervo em uma data específica, o que se mostra um problema, pois o sistema não aceita uma busca a partir de dados mais genéricos (certo mês de um ano, por exemplo), o que demanda grande atenção do gestor quanto aos registros e atividades realizadas.
  4. Relatório de Bibliografia do Autor, que permite identificar quantas obras de um referido autor fazem parte do acervo, a partir do seu nome no controle de qualidade. O relatório é exibido na tela, constando o nome do autor e a quantidade de obras suas, mas sem os títulos das mesmas.
  5. Relatório de Tombo Patrimonial, contendo os tombos, títulos, ano de publicação, e autor. Pode gerar um arquivo pdf.
  6. Relatório Completo de Tombo Patrimonial: em relação ao relatório anterior, adiciona a localização e edição.
  7. Relatório Topográfico, com informações de autor, título, data e localização, podendo gerar um pdf.
  8. Relatório de Cadastro de Exemplares, que trabalha a partir de datas bem específicas.
  • Circulação: pode dar origem a seis relatórios diferentes:
  1. Relatório por Usuário: dados pessoais dos usuários, como nome e documentos, podendo realizar a busca a partir de uma parte do nome do mesmo. Pode gerar um pdf.
  2. Relatório de Todos os Usuários: uma visão geral sobre os usuários da unidade, como dados como nome completo, matrícula, data de inclusão, de cancelamento e alteração.
  3. Relatório de Empréstimo em Atraso: permite identificar obras em atraso, e quais usuários estão com elas. Pode gerar um pdf.
  4. Relatório de Reservas: obras reservadas pelos usuários, podendo gerar um pdf.
  5. Relatório de Total de Pesquisas por Período: permite ao gestor acesso ao que foi pesquisado pelos usuários, mas exige data específica (dia, mês e ano).
  6. Relatório de Empréstimos por Período: com ele, a partir de uma data específica, o gestor tem acesso aos empréstimos realizados.
  • Relatório Personalizado: contagem de registros bibliográficos por campo MARC, podendo gerar um pdf.

No Koha também temos uma variedade de relatórios disponíveis:
  • Personalizados: há um assistente que permite a seleção de registros e elementos a serem incluídos em um relatório final, como empréstimos, devoluções, usuários do sistema, catálogo e aquisições.
  • Estatísticos: estatísticas sobre aquisições, utilizadores, catálogo, empréstimos e periódicos.
  • Quadro de honra para os leitores que mais requisitarem.
  • Inativos: usuários que nunca requisitaram itens e obras que nunca foram emprestadas.
  • Outros: itens extraviados, duração média dos empréstimos, reservas expiradas e reservas canceladas.
Como é perceptível, os dois sistemas oferecem uma grande variedade de opções. O Biblivre peca ao exigir comandos muito específicos em certas situações (como a data exata) ou oferecer dados estatísticos, mas sem especificação de itens. O Koha parece oferecer uma maior liberdade, mas, infelizmente, a análise foi atrapalhada pelo fato de que não consegui acessar o sistema do mesmo a partir de minha casa, pois acusava problemas de IP. A melhor opção de sistema depende, claro, das características da instituição, incluídos os seus funcionários e usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário