Hoje
falaremos dos relatórios que podem ser gerados a partir do Biblivre
e do Koha.
No
Biblivre encontramos os relatórios a partir do módulo
Administração, com opções diversas: aquisição, catalogação,
circulação e personalizado.
Vamos
às descrições:
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Aquisição: relatório com os pedidos de aquisição, onde a relação dos dados sobre aqueles que foram realizados. A recuperação é feita por período.
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Catalogação: pode dar origem a oito relatórios
distintos:
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Sumário do Catálogo, com as obras que fazem parte do sistema, e que gera um arquivo pdf
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Estatística de Classificação de Dewey, que emite a porcentagem de obras classificadas a partir da CDD. Apresenta uma relação estatística entre os itens, não permitindo, por exemplo, a identificação do título daqueles que não foram classificados de acordo com a CDD.
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Relatório de Inclusão de Obras por Período, permitindo identificar que itens foram adicionados ao acervo em uma data específica, o que se mostra um problema, pois o sistema não aceita uma busca a partir de dados mais genéricos (certo mês de um ano, por exemplo), o que demanda grande atenção do gestor quanto aos registros e atividades realizadas.
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Relatório de Bibliografia do Autor, que permite identificar quantas obras de um referido autor fazem parte do acervo, a partir do seu nome no controle de qualidade. O relatório é exibido na tela, constando o nome do autor e a quantidade de obras suas, mas sem os títulos das mesmas.
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Relatório de Tombo Patrimonial, contendo os tombos, títulos, ano de publicação, e autor. Pode gerar um arquivo pdf.
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Relatório Completo de Tombo Patrimonial: em relação ao relatório anterior, adiciona a localização e edição.
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Relatório Topográfico, com informações de autor, título, data e localização, podendo gerar um pdf.
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Relatório de Cadastro de Exemplares, que trabalha a partir
de datas bem específicas.
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Circulação: pode dar origem a seis relatórios
diferentes:
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Relatório por Usuário: dados pessoais dos usuários, como nome e documentos, podendo realizar a busca a partir de uma parte do nome do mesmo. Pode gerar um pdf.
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Relatório de Todos os Usuários: uma visão geral sobre os usuários da unidade, como dados como nome completo, matrícula, data de inclusão, de cancelamento e alteração.
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Relatório de Empréstimo em Atraso: permite identificar obras em atraso, e quais usuários estão com elas. Pode gerar um pdf.
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Relatório de Reservas: obras reservadas pelos usuários, podendo gerar um pdf.
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Relatório de Total de Pesquisas por Período: permite ao gestor acesso ao que foi pesquisado pelos usuários, mas exige data específica (dia, mês e ano).
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Relatório de Empréstimos por Período: com ele, a partir
de uma data específica, o gestor tem acesso aos empréstimos
realizados.
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Relatório Personalizado: contagem de registros
bibliográficos por campo MARC, podendo gerar um pdf.
No Koha também temos uma variedade de relatórios disponíveis:
- Personalizados: há um assistente que permite a seleção de registros e elementos a serem incluídos em um relatório final, como empréstimos, devoluções, usuários do sistema, catálogo e aquisições.
- Estatísticos: estatísticas sobre aquisições, utilizadores, catálogo, empréstimos e periódicos.
- Quadro de honra para os leitores que mais requisitarem.
- Inativos: usuários que nunca requisitaram itens e obras que nunca foram emprestadas.
- Outros: itens extraviados, duração média dos empréstimos, reservas expiradas e reservas canceladas.
Como é perceptível, os dois sistemas oferecem uma grande variedade de opções. O Biblivre peca ao exigir comandos muito específicos em certas situações (como a data exata) ou oferecer dados estatísticos, mas sem especificação de itens. O Koha parece oferecer uma maior liberdade, mas, infelizmente, a análise foi atrapalhada pelo fato de que não consegui acessar o sistema do mesmo a partir de minha casa, pois acusava problemas de IP. A melhor opção de sistema depende, claro, das características da instituição, incluídos os seus funcionários e usuários.
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