domingo, 26 de junho de 2016

Processo de catalogação no Koha

As informações do registro de catalogação do Koha são todas armazenadas em formato MARC (o software consegue suportar diversos tipos diferentes de MARC). Logo na tela inicial, é possível escolher o tipo de material a ser catalogado ao clicar em “Novo Registro/New Record”:



Os campos MARC se encontram em inglês e separados por abas que vão desde 0 até 9. Em cada aba, será feito um dos processos de catalogação de acordo com o formato MARC escolhido, onde, por exemplo, 020 será o campo ISBN, 100 será o campo de autoridade e assim por diante.
(Ao acessar o Koha, ele não permitia a edição ou adição de autor, o próprio manual que continha a screenshot possuía a nota de aviso constando que isso se devia à falta de permissão para edição) 

Também é possível fazer a importação de registros ao clicar no campo de pesquisa “New from Z39.50/SRU”






Aqui, basta inserir uma das informações pedidas para buscar um registro já existente. Uma vez feito todo o processo de catalogação, basta clicar em “Salvar/Save”, o Koha disponibiliza a opção de “Save and view record/Salvar e ver o registro” se essa for a preferência do catalogador.











Fonte: Manual KOHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário